4 Dicas para aumentar o envolvimento no seu relacionamento amoroso


Será que é só o amor que alimenta nossa relação ou precisamos de algo mais?


Não importa a qual cultura pertençamos, em que país ou tribo vivemos: problemas do coração atingem à todos, não importa raça, cor ou classe social.


Relacionamento é algo mais complexo que imaginamos, portanto ele precisa ser lapidado, desenvolvido e tratado com muito carinho. A maioria das pessoas pensam que o simples fato de estar junto com quem se ama já é o suficiente para construir um relacionamento forte, mas as coisas não são por aí.


Assumir um relacionamento exige que estejamos realmente presentes, e isso chamamos de envolvimento. Estar envolvido é estar interessado genuinamente na vida do outro e atuando de forma ativa para a construção de um relacionamento saudável e interessante.


Acontece que depois que estamos mais seguros dentro dessa relação, a tendência é nos sentirmos mais confortável e toda aquela atenção nos detalhes que tínhamos inicialmente vai se perdendo e muita coisa vai passando despercebida. Assim começam muitas brigas entre casais e quando isso vai se agravando há uma perda de conexão muito forte que pode até fazem com que aconteça o término da relação.


Hoje muitas pessoas sofrem de solidão à dois, que é quando você se sente sozinho mesmo estando dentro de um relacionamento. Parece que o outro não se importa mais, está em outro universo, se conecta à qualquer pessoa menos à você e você começa a fazer tudo sozinho, atividades que antes promoviam a união do casal agora ficam abandonadas.


Por isso eu elenquei 5 dicas para que você fique atento aos sinais e não deixe seu relacionamento perder o envolvimento:


  1. Resolva os pequenos incômodos Resolver pequenos incômodos evita que o casal não fique acumulando frustrações cada um na sua cabeça, cada um no seu universo. Tem algo te incomodando? Você precisa falar. Se comunique. Para começar, pergunte. A pergunta evita que façamos acusações sem saber se de fato o outro fez algo para nos atingir ou não. Hoje existem técnicas como a da Comunicação Não Violenta que podemos utilizar para resolver esses pequenos incômodos. Uma das que eu gosto bastante é a seguinte: você está se sentindo incomodada porque seu parceiro disse que não quer ir ao restaurante que você adora, e pra você deu super a entender deque não vão voltar mais lá, pelo menos tão cedo.

gif

"Amor, deixa eu entender o que você quis dizer. Você disse que não gosta de ir naquele restaurante porque é muito cheio e você prefere ambientes mais calmos, é isso?" A técnica consiste em repetir a informação que a pessoa acabou de dizer, ou pelo menos o que nós entendemos do que ela falou. Então, através dessa pergunta, a pessoa tem o direito de confirmar ou corrigir a informação que ela nos passou: "Não amor, não foi isso. O que eu quis dizer é que hoje prefiro ir a um lugar mais calmo, pois tive um dia cheio e lá faz muito barulho, me deixaria com dor de cabeça" Veja que na resposta que foi dada já tira a impressão de que eles não poderiam mais ir a restaurantes agitados e que hoje, pela necessidade que ele tem de relaxar, quer um ambiente mais calmo. Numa próxima ocasião eles poderão voltar ao restaurante mais agitado. Neste diálogo é muito importante que você preste atenção nos seguintes detalhes: o tom e a altura da sua voz, evitar que as coisas sejam ditas num momento acalorado de discussão ou brigas (o ideal é que isso nem chegue a acontecer) e escolher bem as palavras que você vai usar, porque lembre-se que você está falando com a pessoa amada, e se tem um lugar onde devemos começar a falar com amorosidade e respeito é dentro da nossa relação. Esse hábito deve começar de dentro de casa para fora, sempre! Não adianta sermos bonzinhos na rua e com a nossa família falarmos de qualquer jeito. Cuide bem das pessoas que você ama!


Eu super indico também a minha série Comunicação nos Relacionamentos Amorosos, uma série de 9 vídeos onde dou dicas para você melhorar a comunicação nos seus relacionamentos que está incrível!




2. Se desconecte e dê atenção de verdade ao outro





Vocês precisam reservar momento sem o celular, redes sociais, sem televisão ou qualquer coisa que atrapalhe a conexão verdadeira do casal, o olho no olho, o abraço, a escuta atenta. Até mesmo a nossa mente que viaja para outros lugares e não consegue se concentrar no que o outro está dizendo. Isso é muito chato. A não ser que você tenha algum problema de memória que deve ser tratado junto com seu médico, é um tipo de coisa que não tem desculpa.


Nós fomos feitos para nos relacionar, para compartilhar coisas juntos, para crescer no coletivo. Sua mente deve estar no seu momento presente, nem com excesso de coisas do passado trazendo memórias constantes pra você, nem com o excesso do futuro trazendo planos e preocupações. O momento é agora, treine sua mente para sentir o cheiro do agora, ouvir os sons do agora, tocar em objetos e texturas que estejam com você aqui e agora e olhar para o outro com amorosidade. A pessoa nos escolheu para estar junto dela, ouça com carinho e se dedique com amor.



3. Tenha empatia e entenda porque para o outro certas coisas são importantes





Tem coisas que não serão importantes para você mas serão para o outro. Desde que isso não esteja te afetando negativamente, é uma boa pedida ter empatia e permitir que o outro faça as coisas que são importantes para si mesmo.

Saber respeitar esse momento dele ou dela faz com que se sinta verdadeiramente amado e compreendido. Se não te custa nada, aposte nisso!



4. Tire tempo para vocês dois


Hoje o tempo é um dos bens mais preciosos que temos e deve ser passado com pessoas que valem a pena. Tirar um tempo para que vocês possam se curtir, namorar, beijar, abraçar, fazer atividades prazerosas em comum aumenta a conexão, não nos deixa tão frios e distantes. Não adianta querer ficar junto somente na hora do sexo, relacionamento é muito mais do que isso (e claro que sexo é importante sim), mas se você só se lembra da sua parceira ou parceiro na hora de transar, que mensagem você acha que está passando?

Dê um abraço longo e apertado, fale o quanto aquela pessoa é importante na sua vida, beije com vontade e devoção, dance uma música que tem a ver com vocês, sinta mais e de verdade a presença do outro na sua vida! A felicidade já está aí, é só você se conectar e valorizar um dos seus bens mais preciosos!



gif


Gostou desse conteúdo? Acompanhe sempre nosso blog para se atualizar sobre os mais diversos temas. Mande suas dúvidas e sugestões, eu simplesmente amo poder colaborar mais e aprender com vocês!


E conte sempre com uma especialista em Relacionamentos Amorosos para fazer um check up na sua relação, você não precisa estar à beira de uma separação para fazer algo pelo seu relacionamento.






25 visualizações0 comentário